Meio ambiente

Prefeitura apresenta programa Criança e Natureza

Proposta reúne e consolida ações de desenvolvimento infantil e educação ambiental

Foto: Gustavo Vara - Ascom - Proposta reúne e consolida ações de desenvolvimento infantil e educação ambiental; apresentação foi feita pela prefeita Paula

unificação dos projetos de criação de espaços, atividades educativas e intervenções direcionadas às inter-relações das crianças e o meio ambiente no Município define a proposta do programa Criança e Natureza. A iniciativa foi idealizada pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) a partir das ações planejadas para atender a proposta focal do governo definida como Pelotas, Cidade das Crianças. 

A realização envolve uma parceria com as secretarias de Educação, Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana e Sanep. A grande aposta é reunir todas as iniciativas, facilitando a execução e o acessos às melhorias. 

"Temos várias ações que envolvem meio ambiente, conscientização ambiental, preservação da natureza e crianças, a partir da primeira infância, que é a prioridade deste mandato. Esses projetos já são intersetoriais e hoje estamos lançando essa proposta que vem para aglutinar todas as nossas ações de estímulo ao desenvolvimento das crianças ao ar livre e a relação delas com os espaços urbanos, ficando mais fácil para que a população reconheça como ação prioritária do nosso governo", ressaltou a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB).

Conforme o titular da SQA, Eduardo Schaefer, esse é o resultado de uma construção iniciada no ano passado, a partir dos conceitos do Urban 95 e das estratégias do Pacto Pelotas pela Paz, com vários grupos transversais de discussão e com os técnicos de atuação junto às escolas. O protagonismo das ações fica por conta dos projetos de Pátios Naturalizados nas escolas. 

"A ideia é integrar as diferentes ações de educação ambiental que essas secretarias realizam a uma iniciativa maior, que é o Criança e Natureza. Quando fazemos um projeto, em uma Emei de Pátio Naturalizados, vamos integrar uma série de outras ações de outras secretarias que se adequem àquele local, como hortas e pomares escolares, o Mudas do Saber do Sanep e os trabalhos pedagógicos", detalhou Schaefer.        

Projetos que integram o Criança e Natureza

Estão inseridos neste programa os projetos Pátios Naturalizados nas escolas, Atividades Lúdicas, Horta para Todos (hortas ecológicas), projeto Pau Brasil, Pomares Escolares, Educação Animalista, da SQA; Sala Verde, Mudas do Saber e Adote uma Escola dentre outros do Sanep.

Até o momento já foram realizadas formação de técnicos com o coletivo Taboa, formação para a rede municipal com sensibilização para todas as secretarias, percurso formativo in loco em seis Emeis, construção de Pátios Naturalizados em cinco Emeis, Smed/SQA/SGCMU, show do Gambano, início de Parque Naturalizado na Baronesa, Parque Naturalizado no Residencial da Estrada do Engenho.




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Venda de álcool líquido volta a ser proibida a partir do dia 29 Anterior

Venda de álcool líquido volta a ser proibida a partir do dia 29

Primeiro trimestre de 2024 registra aumento de 21% nos repasses do Assistir em comparação com o mesmo período de 2023 Próximo

Primeiro trimestre de 2024 registra aumento de 21% nos repasses do Assistir em comparação com o mesmo período de 2023

Deixe seu comentário